segunda-feira, 14 de março de 2011

Entenda a Espiritualidade do MEJ

A espiritualidade do MEJ, não só na comunidade Nossa Senhora dos Pobres de Banneux, mas também em todo o mundo, tem como base três pilares, que são: Evangelho, Eucaristia e Missão.
Os Mejistas tem um compromisso especial com Jesus Cristo, que nos ensina por meio de suas palavras, transcritas no Evangelho a vivenciar uma vida de amor, compreensão e evangelização. Para agir como o Coração de Jesus é preciso escutar sua Palavra e colocá-la em prática com seus irmãos. O Papa João Paulo II cita: “Em sua vida espiritual quanto mais alguém se inspira na Palavra de Deus no Evangelho, mais se identifica com os sentimentos de Cristo”.
Jesus Cristo a partir da Eucaristia transforma o gesto de oferecimento de sua vida para a redenção dos pecados dos seres humanos numa forma de inspiração para que o jovem descubra a importância de doar-se seguindo o exemplo de Jesus, que se doa, partilha a mesa, que reparte o pão e sua vida no ministério eucarístico. O Mejista também deve se doar no oferecimento diário, no seu cotidiano, nas celebrações e na missão, assim transformando-se num jovem responsável para que o mundo se torne melhor, encorajado pelo exemplo de Cristo a doar-se com os necessitados e principalmente com a juventude.
O Mej nasceu de um impulso missionário de jovens estudantes que desejavam colaborar para o crescimento do reinado de Cristo. Essa colaboração pode ser feita em dois níveis:
Primeiro, pela nossa oferenda diária de nossas orações e atitudes, nossas obras e vida para a salvação do mundo. O Papa preza muito pela oração, pela força que ela tem, e apresenta pessoalmente uma intenção geral e outra missionária a cada mês.
Segundo, por meio do testemunho e da ação. O Mejista não deve se fechar apenas a um grupo e sim ampliar seus horizontes, na escola, comunidade, trabalho, em casa e descobrir como ajudar os outros, especialmente os jovens.
A juventude Mejista deve demonstrar a sua vivência, ajudar ao próximo, ser se esquecer dos que estão mais distantes, mas que mesmo assim necessitam da nossa evangelização.

Fernanda Crema

Nenhum comentário:

Postar um comentário