Conheça um pouco mais sobre o M.E.J. São José do Rio Preto, as instalações, os subgrupos e integrantes. (Fotos no fim do texto)
Um dos primeiros sub grupos do MEJ foi o Teatro, Art Sagrada, uma arma poderosa para o movimento. Sem dúvidas evangelizar através do teatro é de suma importância, levando em conta que as pessoas podem inserir a mensagem passada em suas vida. O grupo é coordenado por Johnny Vieira e está à frente de um projeto maravilhoso, que é o Interação Jovem. Esse projeto tem por objetivo a interação de jovens de diversos grupos. A peça atenta aos jovens de possíveis erros que estejam cometendo, tendo por base os sete pecados capitais, tudo embasado na Santa Palavra. Depois da peça, promovem uma pequena confraternização, onde os integrantes dos grupos trocam experiências, além é claro de convidar o grupo visitado para participar de uma das nossas reuniões semanais, em que o grupo fica responsável por preparar a reunião.
Além do projeto o subgrupo está sempre em constante movimento, encenando nas missas, principalmente em datas especiais e participando de festivais entre as igrejas.
As reuniões são aos sábados às 16:00.
Como alguns jovens, em especial meninas, não se interessavam muito em encenar, surgiu à idéia de colocar uma dança em uma das peças de teatro. Logo após, formalizaram a criação do DANÇART, especialmente para participação no Damustro. A primeira e atual coordenadora é Amanda Molina (Amandinha), o grupo começou com 6 meninas, e hoje tem 15 integrantes, de ambos os sexos.
Para evangelizar através da dança abusam da expressão corporal e da música, procurando sempre fazer um teatro rápido no meio da dança, para completar sua mensagem.
O primeiro festival que o grupo participou foi o Damustro, em 2009, e o Juca, promovido pela Chestokova, onde o grupo foi privilegiado com o segundo lugar. Participou também do festival Juca em 2010, porém, não concorreu a premiações, o grupo entende que o importante não são as premiações, mas sim a mensagem passada.
O DANÇART quase sempre é responsável, por entrar com a imagem da Padroeira, e com o evengeliário em missas festivas, além de ser privilegiado em entrar com a imagem de Nossa Senhora no DNJ (Dia Nacional da Juventude) promovido no ano de 2010 na cidade de Votuporanga.
As reuniões são aos sábados das 9:00 as 11:00 horas da manhã, e quando próximo de apresentações de estendem a três dias da semana. O ensaio tem início com uma breve oração e alongamento.
Um dos mais novos sub grupos, que está se lapidando aos poucos na Capela é o Coral, denominado Canto Sagrado, sua forma de evangelizar é através da música, louvores a Deus. Apesar de ser antiga à vontade do grupo de canto, essa realidade só se concretizou há 7 meses, onde o grupo começou dar seus primeiros passos.
Por ser recente, participou de poucos eventos, como a noite de talentos no acampamento, e a noite de talentos em comemoração ao aniversário da padroeira no dia 15 de janeiro de 2011.
A primeira coordenadora foi Naomy Theodoro, e atualmente quem está à frente do grupo é Andressa Arantes, além de contarem com o apoio excepcional e indispensável do Luís, que caminha com o grupo, com muito amor e dedicação.
As reuniões são aos domingos as 16:30 e o grupo é responsável pelas missas do 3
º e 5º domingo do mês.
Um subgrupo que vem surgindo é o Anjos do Resgate, coordenado pelo Luan Bordino, que tem como missão resgatar antigos membros que por ventura se afastaram do grupo, tudo isso com muito amor, e amizade, um trabalho muito especial e importante para o movimento.
Como nosso grupo conta com uma grande parcela do sexo masculino, temos também o sub grupo de futebol, a Irmandade Esportiva MEJ, que participa de competições de futsal interigrejas e também de clubes como a Copa Sesc. Antes de todos os jogos, não pode faltar à oração, mesmo que seja só um jogo de futebol, é uma ótima oportunidade de evangelizar.
Outro subgrupo que está voltando com novas idéias é o Pergaminho, nosso jornal eletrônico, que conta com o coordenador Daniel Teixeira e com reuniões todo último sábado do mês às 15:30.
Esse subgrupo tem a intenção de informar mensalmente não só os fiéis da Capela Nossa Senhora dos Pobres de Banneux, mas também todos que tiverem interesse de saber um pouco mais o que acontece com o MEJ São José do Rio Preto e com a nossa capela. O Pergaminho surgiu em 2006, tendo como coordenador Johnny Vieira, nessa época os jornais eram impressos, com matérias mensais e distribuídos nas missas dominicais, porém essa idéia durou apenas 14 edições, mas para alegria de todos esse subgrupo voltou com muita garra em 2010 e em breve teremos novidades sobre a forma de divulgação do Pergaminho.
Nathália Furquim e Bruno Rossi
Capela Nossa Senhora dos Pobres - S. J. do Rio Preto - SP