quarta-feira, 30 de março de 2011

Apresentação do Projeto Interação Jovem ao grupo AUCRE

Na tarde do dia 26/03 (sábado) foi realizada mais uma apresentação do Projeto Interação Jovem. Como postado a alguns dias aqui no Blog, o MEJ cumpriu a promessa e voltou a Paróquia do Cristo Rei para apresentar o projeto para o AUCRE (Adolescentes Unidos do Cristo Rei). Com a graça de Deus tudo aconteceu como o previsto e esperamos ter conseguindo passar nossa mensagem para o grupo.

Veja abaixo algumas fotos desse momento:







Maligno
(Ator: Johnny Vieira)











      








Auxiliares do Maligno →                           
(Atores: Evandro Carnassa e Camila Tedeschi) 
















Cenário do Projeto









Agora o MEJ Rio Preto aguarda ansioso por uma visita do AUCRE a capela Nossa Senhora dos Pobres de Banneux.
Leia mais »

Projeto Interação Jovem


O Projeto Interação Jovem já está na oitava apresentação nas paróquias e evangelizou cerca de 550 pessoas, metade do número que a organização espera alcançar. Segundo o coordenador da Cia Teatral Art’Sagrada e do projeto, Johnny Vieira, o objetivo é até dezembro de 2011 evangelizar 1.000 jovens em 15 comunidades de Rio Preto e região, inclusive algumas universidades.

Como surgiu a idéia?
            Depois de ter assistido a um vídeo da Cia Teatral Jeová Nissi, da Igreja evangélica Assembléia de Deus, através dos jovens do AUCRE  da Paróquia Cristo Rei, Johnny, coordenador do projeto hoje, teve a idéia de fazer algo parecido, porém dentro da doutrina católica e para o público jovem que já frequenta a Igreja. Como teste, foi apresentado primeiramente aos jovens do MEJ como uma surpresa em uma reunião espiritual no mês de junho. A proposta deu resultado, a partir daí o projeto foi formulado e organizado através de equipes que apoiam o elenco durante as apresentações.

O desenvolvimento
            O projeto consiste numa reunião na paróquia visitada e outra na Par. N. Sra. dos Pobres. Os grupos visitantes preparam algo por conta própria e totalmente independente para os grupos que receberão a visita. O MEJ possui um roteiro preparado para esta reunião, independentemente de qual paróquia ou grupo ele se apresentará. No roteiro preparado pela comissão organizadora retrata o inferno numa reunião teatrada onde os jovens do grupo visitante fazem a visita de modo inesperado ao inferno, onde o personagem Maligno tenta mostrar de todas as formas, inclusive utilizando-se dos sete pecados capitais, que estes jovens irão para o inferno. A reunião possui danças, músicas, dinâmicas, além do teatro, expressão corporal e muita oração.

Agenda...
Se seu grupo, pastoral ou movimento ainda não está na relação, entre imediatamente em contato conosco para agendar a nossa interação com o vosso grupo, vocês são muito importantes para o nosso crescimento espiritual.
Leia mais »

segunda-feira, 28 de março de 2011

Falsa Igreja Católica em Rio Preto

Está acontecendo algo na cidade (São José do Rio Preto) que não condiz com os costumes da igreja católica apostólica romana.
Fundaram uma nova igreja com o nome de IGREJA CATÓLICA CARISMÁTICA, onde, essa igreja não pertence à diocese e nem à RCC. Fiquem atentos.
O site do Bispado postou uma nota de esclarecimento sobre o fato, segue abaixo:


 Sistema Diocesano de Comunicação
Diocese de São José do Rio Preto
Assessoria de Imprensa
Nota de Esclarecimento
Considerando as dezenas de ligações recebidas nos últimos dias, INFORMAMOS que a "paróquia" Bom Jesus dos Milagres, instalada no bairro Boa Vista, NÃO PERTENCE À IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA E NÃO É RECONHECIDA PELA DIOCESE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO.

Ainda que a citada igreja alegue comunhão com o Santo Padre Bento XVI e faça uso de símbolos e linguagem católicos, ESCLARECEMOS que a "paróquia" faz parte da Igreja Católica Carismática; NÃO HAVENDO NENHUM TIPO DE COMUNHÃO OU RELAÇÃO COM A IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA.
Apuramos, nesse contexto, que os senhores Fernando Fraga e Jonas (cujo sobrenome desconhecemos) se auto denominam "padres" e - nessa condição - estão celebrando missas e dirigindo novenas dedicadas a Santos da Igreja Católica Apostólica Romana. REITERAMOS QUE NÃO RECONHECEMOS NENHUMA DESSAS PRÁTICAS.
Vale destacar que a criação de Paróquias em uma Circunscrição Eclesiástica (Diocese) é prerrogativa do bispo diocesano. Sendo assim, cabe ressaltar também que dom Paulo Mendes Peixoto, exercendo seu ministério, NÃO CRIOU NENHUMA NOVA PARÓQUIA NO BAIRRO BOA VISTA; sendo a Comunidade responsável pelo trabalho pastoral na Região a Basílica Menor de Nossa Senhora Aparecida.
A Igreja Católica Apostólica Carismática também NÃO É LIGADA À RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA (movimento reconhecido pelo Vaticano e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por exemplo).
Sendo assim, julgamos importante alertar a população que os atos (missas, bênçãos e novenas) realizados na "paróquia" Bom Jesus dos Milagres não tem efeito sacramental ou canônico; desta forma NÃO SÃO - SOB NENHUMA CONDIÇÃO - RECONHECIDOS PELA DIOCESE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO.
Por último, E PARA QUE NÃO RESTE NENHUMA DÚVIDA, ainda que os senhores Fernando Fraga e Jonas (cujo sobrenome desconhecemos) digam que estão em sintonia - no exercício do "ministério" - com a Igreja Católica Apostólica Romana; ISSO NÃO SE APLICA. A criação arbitrária de uma "paróquia", a não apresentação formal ao bispo diocesano e a confusão de entendimento criada junto aos nossos fiéis são provas inquestionáveis da falta de comunhão com este Bispado.
São José do Rio Preto, 17 de março de 2011.



Leia mais »

terça-feira, 22 de março de 2011

Visita do grupo JUCRE ao MEJ Rio Preto

No domingo, 20/03/2011, o grupo JUCRE (Jovens Unidos do Cristo Rei) veio fazer uma visita ao MEJ Rio Preto. Tivemos momento de oração e adoração e contamos também com o coral do grupo que nos encantou com suas músicas. Logo após tivemos uma pequena confraternização entre os grupos para solidificar ainda mais a nossa amizade.
Veja abaixo algumas fotos desse momento maravilhoso.







Na próxima semana o MEJ retornará a Paróquia do Cristo do Rei para apresentar o Projeto Interação Jovem, só que desta vez a apresentação será para o grupo AUCRE.
Leia mais »

segunda-feira, 14 de março de 2011

Entenda a Espiritualidade do MEJ

A espiritualidade do MEJ, não só na comunidade Nossa Senhora dos Pobres de Banneux, mas também em todo o mundo, tem como base três pilares, que são: Evangelho, Eucaristia e Missão.
Os Mejistas tem um compromisso especial com Jesus Cristo, que nos ensina por meio de suas palavras, transcritas no Evangelho a vivenciar uma vida de amor, compreensão e evangelização. Para agir como o Coração de Jesus é preciso escutar sua Palavra e colocá-la em prática com seus irmãos. O Papa João Paulo II cita: “Em sua vida espiritual quanto mais alguém se inspira na Palavra de Deus no Evangelho, mais se identifica com os sentimentos de Cristo”.
Jesus Cristo a partir da Eucaristia transforma o gesto de oferecimento de sua vida para a redenção dos pecados dos seres humanos numa forma de inspiração para que o jovem descubra a importância de doar-se seguindo o exemplo de Jesus, que se doa, partilha a mesa, que reparte o pão e sua vida no ministério eucarístico. O Mejista também deve se doar no oferecimento diário, no seu cotidiano, nas celebrações e na missão, assim transformando-se num jovem responsável para que o mundo se torne melhor, encorajado pelo exemplo de Cristo a doar-se com os necessitados e principalmente com a juventude.
O Mej nasceu de um impulso missionário de jovens estudantes que desejavam colaborar para o crescimento do reinado de Cristo. Essa colaboração pode ser feita em dois níveis:
Primeiro, pela nossa oferenda diária de nossas orações e atitudes, nossas obras e vida para a salvação do mundo. O Papa preza muito pela oração, pela força que ela tem, e apresenta pessoalmente uma intenção geral e outra missionária a cada mês.
Segundo, por meio do testemunho e da ação. O Mejista não deve se fechar apenas a um grupo e sim ampliar seus horizontes, na escola, comunidade, trabalho, em casa e descobrir como ajudar os outros, especialmente os jovens.
A juventude Mejista deve demonstrar a sua vivência, ajudar ao próximo, ser se esquecer dos que estão mais distantes, mas que mesmo assim necessitam da nossa evangelização.

Fernanda Crema
Leia mais »

Vídeo em homenagem aos 7 anos do MEJ Rio Preto




Esse vídeo é uma pequena homenagem dos integrantes do MEJ, em comemoração aos 7 anos de grupo. Muita coisa aconteceu durante esses anos e tentando resumir tuso isso (algo impossível) foi criado esse vídeo, com fotos dos momentos maravilhosos em que passamos juntos de nossos amigos, comunidade e principalmente junto do Sagrado Coração de Jesus.
Leia mais »

quinta-feira, 10 de março de 2011

MEJ em Movimento: Dança, Teatro, Música, Jornal e Futebol, confira os subgrupos e seus trabalhos!

Conheça um pouco mais sobre o M.E.J. São José do Rio Preto, as instalações, os subgrupos e integrantes. (Fotos no fim do texto)



Um dos primeiros sub grupos do MEJ foi o Teatro, Art Sagrada, uma arma poderosa para o movimento. Sem dúvidas evangelizar através do teatro é de suma importância, levando em conta que as pessoas podem inserir a mensagem passada em suas vida. O grupo é coordenado por Johnny Vieira e está à frente de um projeto maravilhoso, que é o Interação Jovem. Esse projeto tem por objetivo a interação de jovens de diversos grupos. A peça atenta aos jovens de possíveis erros que estejam cometendo, tendo por base os sete pecados capitais, tudo embasado na Santa Palavra. Depois da peça, promovem uma pequena confraternização, onde os integrantes dos grupos trocam experiências, além é claro de convidar o grupo visitado para participar de uma das nossas reuniões semanais, em que o grupo fica responsável por preparar a reunião.
Além do projeto o subgrupo está sempre em constante movimento, encenando nas missas, principalmente em datas especiais e participando de festivais entre as igrejas.
As reuniões são aos sábados às 16:00.

Como alguns jovens, em especial meninas, não se interessavam muito em encenar, surgiu à idéia de colocar uma dança em uma das peças de teatro. Logo após, formalizaram a criação do DANÇART, especialmente para participação no Damustro. A primeira e atual coordenadora é Amanda Molina (Amandinha), o grupo começou com 6 meninas, e hoje tem 15 integrantes, de ambos os sexos.
Para evangelizar através da dança abusam da expressão corporal e da música, procurando sempre fazer um teatro rápido no meio da dança, para completar sua mensagem.
O primeiro festival que o grupo participou foi o Damustro, em 2009, e o Juca, promovido pela Chestokova, onde o grupo foi privilegiado com o segundo lugar. Participou também do festival Juca em 2010, porém, não concorreu a premiações, o grupo entende que o importante não são as premiações, mas sim a mensagem passada.
O DANÇART quase sempre é responsável, por entrar com a imagem da Padroeira, e com o evengeliário em missas festivas, além de ser privilegiado em entrar com a imagem de Nossa Senhora no DNJ (Dia Nacional da Juventude) promovido no ano de 2010 na cidade de Votuporanga.
As reuniões são aos sábados das 9:00 as 11:00 horas da manhã, e quando próximo de apresentações de estendem a três dias da semana. O ensaio tem início com uma breve oração e alongamento.

Um dos mais novos sub grupos, que está se lapidando aos poucos na Capela é o Coral, denominado Canto Sagrado, sua forma de evangelizar é através da música, louvores a Deus. Apesar de ser antiga à vontade do grupo de canto, essa realidade só se concretizou há 7 meses, onde o grupo começou dar seus primeiros passos.
Por ser recente, participou de poucos eventos, como a noite de talentos no acampamento, e a noite de talentos em comemoração ao aniversário da padroeira no dia 15 de janeiro de 2011.
A primeira coordenadora foi Naomy Theodoro, e atualmente quem está à frente do grupo é Andressa Arantes, além de contarem com o apoio excepcional e indispensável do Luís, que caminha com o grupo, com muito amor e dedicação.
As reuniões são aos domingos as 16:30 e o grupo é responsável pelas missas do 3
º e 5º domingo do mês.

Um subgrupo que vem surgindo é o Anjos do Resgate, coordenado pelo Luan Bordino, que tem como missão resgatar antigos membros que por ventura se afastaram do grupo, tudo isso com muito amor, e amizade, um trabalho muito especial e importante para o movimento.

Como nosso grupo conta com uma grande parcela do sexo masculino, temos também o sub grupo de futebol, a Irmandade Esportiva MEJ, que participa de competições de futsal interigrejas e também de clubes como a Copa Sesc. Antes de todos os jogos, não pode faltar à oração, mesmo que seja só um jogo de futebol, é uma ótima oportunidade de evangelizar.
Outro subgrupo que está voltando com novas idéias é o Pergaminho, nosso jornal eletrônico, que conta com o coordenador Daniel Teixeira e com reuniões todo último sábado do mês às 15:30.
Esse subgrupo tem a intenção de informar mensalmente não só os fiéis da Capela Nossa Senhora dos Pobres de Banneux, mas também todos que tiverem interesse de saber um pouco mais o que acontece com o MEJ São José do Rio Preto e com a nossa capela. O Pergaminho surgiu em 2006, tendo como coordenador Johnny Vieira, nessa época os jornais eram impressos, com matérias mensais e distribuídos nas missas dominicais, porém essa idéia durou apenas 14 edições, mas para alegria de todos esse subgrupo voltou com muita garra em 2010 e em breve teremos novidades sobre a forma de divulgação do Pergaminho.

Nathália Furquim e Bruno Rossi

Capela Nossa Senhora dos Pobres - S. J. do Rio Preto - SP


Ministério Canto Sagrado
Ensaio do Coral do MEJ

Cia Teatral Art' Sagrada
Making off do ensaio do grupo





Irmandade Esportiva MEJ
Jogo amistoso











MEJ Rio Preto - Grito de guerra

Leia mais »

Visita de Rosangela ao MEJ Rio Preto






O MEJ recebeu em sua comunidade no dia 7 de janeiro a presença da Coordenadora do Movimento Eucarístico Jovem Núcleo de São Paulo, Rosangela Molina. A visita rendeu ao grupo muitos ensinamentos e valores.

No período em que esteve presente na comunidade, ela nos ensinou um pouco sobre o MEJ de cada canto do Brasil, e também pode aprender um pouco sobre o MEJ de Rio Preto. Além de conhecer o grupo, Rosangela Molina conheceu a cidade, onde passou por vários pontos como Doc’ Bier, Juscelino e Pizzaria Galpão.

Dia 10 de Janeiro ela teve de retornar a sua cidade levando muitos conhecimentos e deixando muitas riquezas para o grupo de Rio Preto, que aguarda o seu retorno à cidade.
Leia mais »