quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O que é QUARESMA?


A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender dos nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.

A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus.

A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal.

Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Nos convida a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus.

Por isso, a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia, durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos. Na Quaresma, aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição.

Leia mais »

Início da Quaresma - Dom Paulo Mendes Peixoto


Fazer o trajeto em direção ao mistério da Páscoa, passando pela Quaresma, é acreditar na possibilidade de transformação e renovação da vida. São quarenta dias como momento penitencial, de interiorização e descoberta da riqueza da nossa identidade cristã.
                                 
No passado a Quaresma era tempo de preparação para o batismo, administrado na noite pascal. Ele era entendido como participação no processo de reconciliação acontecido no sacrifício de Cristo na cruz. Portanto, é tempo de renovar os compromissos batismais e de vida em Deus.

A celebração da Quaresma implica novas chances. Por isto cantamos: "eis o tempo de conversão". É tempo de confiança e harmonia com Deus. Na instabilidade da cultura, fazendo-nos desprovidos diante do mal, Deus acolhe generosamente quem é forte na fé e no amor.

Diante das forças da maldade que acontecem nas diversas dimensões do cotidiano, o amor divino tem, incondicionalmente, a última palavra. Deus é a palavra de misericórdia, que faz aliança conosco, tornando-nos novas criaturas. Assim Ele revela seu amor e fidelidade para com a humanidade.

As cinzas da quarta-feira foram a marca do início de caminhada, da passagem da morte para a vida, da purificação da consciência, ferida pelas injustiças e atos desregrados, para uma vida ressuscitada. Tudo isto supõe profunda atitude de fé e compromisso.

É fundamental que haja a vitória do bom sobre o mal que está presente e entrelaçado nas riquezas da nova cultura. Ele é uma tentação que, sorrateiramente, atinge as pessoas e as envolve, tirando-lhes a dignidade.

A Quaresma é um convite à fé e confiança. É também anúncio da boa-nova, da boa notícia do Reino de Deus. Estamos muito mais sintonizados com notícias ruins do que com as boas, basta ligar os jornais televisivos. É hora de dar nova postura à vida.

Vamos viver um tempo penitencial na entrega a Deus, numa atitude de volta, de abrir o coração e ter a experiência da reconciliação, participando da vida nova do Senhor. A meta da Quaresma é a Páscoa, a vida mais saudável com Deus.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Bispo de São José do Rio Preto.

Leia mais »

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

REGIMENTO INTERNO ESTÁ QUASE PRONTO

O Regimento Interno do CRISP-MEJ para os núcleos paroquiais da área de abrangência do conselho está quase pronto. O lançamento ocorrerá na primeira concentração diocesana na região do MEJ em 29 de abril, na comunidade Nossa Senhora dos Pobres em São José do Rio Preto. Com o regimento, os núcleos terão uma estrutura física e espiritual universal.

FONTE: CRISP-MEJ
Leia mais »

CRISP-MEJ LANÇARÁ TEMÁRIO DE REUNIÕES ESPIRITUAIS NA ÁREA DE JURISDIÇÃO DO CONSELHO

A proposta de formação e unificação do Interior de São Paulo está cada vez mais próxima e com mais dioceses interessadas. O TEMÁRIO será lançado juntamente com o Regimento Interno dos núcleos da área de jurisdição do CRISP-MEJ em 29 de abril de 2012. O objetivo é de ter formação com conteúdo e espiritualidade própria e que todos os núcleos falem a mesma "língua". Com isso o CRISP-MEJ deverá realizar eventos envolvendo províncias eclesiásticas, cujo conteúdo será o mesmo para todas as regiões, já que todos os grupos terão a mesma formação.
Orientar e melhorar o conteúdo de formação da região, além de promover uma linguagem universal, formando novos mejistas, qualificando antigos membros, apoiando a comunidade, anunciando Cristo, promovendo a ação evangelizadora fora da igreja são os objetivos do CRISP-MEJ.

FONTE: CRISP-MEJ
Leia mais »

CRISP-MEJ FUNDA DOIS NÚCLEOS EM DOIS DIAS E COMEMORA ANIVERSÁRIO DE 8 ANOS DO NÚCLEO NOSSA SENHORA DOS POBRES

É com grande alegria que o CRISP-MEJ dá as boas vindas a mais um núcleo no interior de São Paulo. Fundado através de uma reunião realizada nesta última sexta-feira o núcleo da igreja Matriz São Pedro de Mirassol, já está com diretoria formada e sua primeira reunião marcada para o dia 24 de fevereiro às 19h30 na igreja. A expectativa foi alcançada, o núcleo foi fundado e agora é começar os trabalhos de formação dos integrantes. O coordenador nomeado do núcleo foi Lucas, de 16 anos, há pelo menos 5 anos no Apostolado da Oração na comunidade.
São esperados 15 jovens na comunidade para a primeira reunião, que contará com a presença de membros do CRISP e dos núcleos N. Sra. dos Pobres e Santa Luzia.
Outra fundação que está muito próxima de ser concretizada é do núcleo Santa Mônica em São José do Rio Preto. Quatro jovens, integrantes da paróquia, estiveram na festa de comemoração de 8 anos de fundação do núcleo Nossa Senhora dos Pobres no sábado (11/02) e gostaram do que viram. Gabriel de 21 anos, futuro coordenador do núcleo chamará cerca de 15 jovens que já realizam terços semanais na comunidade para participar do MEJ, além de conversar com o pároco no objetivo de se obter a autorização par fundar oficialmente o núcleo e na busca de ajuda da comunidade. A expectativa que o núcleo tenha sua primeira reunião até abril, antes da concentração diocesana do MEJ.
Contando a Paróquia Santa Mônica, passam a ser 4 núcleos com cerca de 85 jovens.
Existem mais 9 comunidades interessadas em abrir núcleos, o CRISP-MEJ já está trabalhando na formação para que até o final de 2012 o objetivo de 10 núcleos fundados e em pleno funcionamento seja alcançado.

FONTE: CRISP-MEJ
Leia mais »

Reunião Setor Juventude - Diocese São José do Rio Preto

No dia 22/01 o MEJ Nossa Senhora dos Pobres esteve presente na primeira reunião do Setor Juventude - Diocese de São José do Rio Preto - SP na Paróquia Menino Jesus de Praga, contando com a presença dos coordenadores de grupos e movimentos da Diocese de São José do Rio Preto.
Esta reunião teve enfoque em traçar as metas para o ano de 2012, apresentar os membros do setor e área sede do Setor Juventude, que será na Paróquia Menino Jesus de Praga. Teve-se início com a acolhida (café da manhã), logo a após a celebração da santa missa com a presença do Bispo Dom Paulo Mendes, reunião para determinar as metas e encerrou-se com um almoço.
Dia 26/02 (domingo), às 08:00h na Paróquia Menino Jesus de Praga ocorrerá um momento de comunhão direcionada aos coordenadores da nossa juventude diocesana realizado pelo Setor da Juventude.
Segue abaixo algumas fotos do encontro do dia 22/01, mais fotos no facebook: www.facebook.com/mejsjrp

















Leia mais »

Missa em comemoração aos 8 anos do Núcleo MEJ Nossa Senhora dos Pobres - São José do Rio Preto - SP

No sábado 11/02/2012 foi realizada na capela Nossa Senhora dos Pobres, em São José do Rio Preto - SP, a missa em comemoração aos 8 anos de fundação do núcleo MEJ Nossa Senhora dos Pobres.
Lembrando que a data oficial de fundação é no dia 19/02, mas em vista aos atenuantes do feriado do Carnaval, a coordenação do grupo decidiu por antecipar a celebração.
Nesta ocasião houve também a entrega das pastas da coordenação e troca ou recebimento da fita.
Após a celebração o grupo se reuniu para uma confraternização.
Veja algumas fotos abaixo, mais fotos no facebook: www.facebook.com/mejsjrp










Leia mais »

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

CRISP-MEJ LANÇARÁ "REGIMENTO INTERNO" NA PRIMEIRA CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO MEJ

O CRISP-MEJ está fazendo um documento que servirá como auxílio e orientação para todos os núcleos que fazem parte da jurisdição do conselho. A expectativa é que o regimento interno fique pronto e aprovado pelo secretariado nacional do MEJ até março de 2012. O lançamento deverá ocorrer em 29 de abril de 2012, data do primeiro evento diocesano do MEJ, fato histórico na diocese de São José do Rio Preto. O CRISP-MEJ gostaria que o documento entrasse em vigor o quanto antes, porém não adianta correr e fazer algo mal feito, disse a coordenação do conselho ao Blog Pergaminho. O Regimento Interno trará um conteúdo baseado em livros e apostilas do MEJ, publicados no Brasil, tendo como base o Estatuto do MEJ no Rio de Janeiro. O documento abordará desde a fonte utilizada na logo até o tempo de mandato de diretoria. Os grupos terão um tempo para se adequarem a todas as regras do regimento interno, mas nada ainda foi divulgado.

FONTE: CRISP-MEJ
Leia mais »

MEJ SANTA LUZIA VOLTA DAS FÉRIAS NESTE PRÓXIMO SÁBADO

O MEJ da Paróquia Santa Luzia de Mirassol, voltará de férias neste próximo dia 4 de fevereiro as 15h30. com a primeira reunião preparada pela diretoria, o grupo está cheio de expectativas para que 2012 seja um ano de trabalho e crescimento do núcleo, tanto espiritual quanto físico. Nesta primeira reunião Johnny Vieira (Presidente do CRISP) já garantiu presença e irá participar pela primeira vez como membro e não como animador. Fundado no final de outubro de 2011 o núcleo de Mirassol faz parte do trabalho desenvolvido pelo CRISP-MEJ para formação de 10 núcleos até dezembro de 2012 e não só faz parte do objetivo como será primordial para ajudar a conquistar a formação dos demais núcleos. Johnny ressaltou a total interação, boa vontade e prontidão dos membros de Mirassol. "Com a ajuda deles (MEJ-Santa Rita) alcançaremos nossos objetivos para o Sagrado Coração de Jesus!", disse o coordenador do CRISP-MEJ.

FONTE: CRISP-MEJ
Leia mais »

CRISP-MEJ ENVIA E-MAIL PARA 18 DIOCESES E 3 ARQUIDIOCESES

O CRISP-MEJ enviou na manhã de terça-feira um e-mail contendo uma carta de apresentação dos trabalhos do grupo e uma ficha de inscrição eletrônica para as dioceses da jurisdição do conselho (Botucatu, Ribeirão Preto e Campinas). O objetivo é iniciar os trabalhos de cadastramento e reconhecimento de núcleos na extensão das três arquidioceses.
Para Johnny Vieira, este trabalho inicial é fundamental para o desenvolvimento dos objetivos do CRISP-MEJ para 2012. "Não faço ideia de quantos grupos devem existir nesta região", afirmou o presidente do conselho em entrevista ao Blog Pergaminho.
Johnny espera que as cúrias diocesanas e os bispos contribuam para o trabalho fazendo com que o conteúdo do e-mail e seus anexos cheguem às coordenações diocesanas do Apostolado da Oração.

FONTE: CRISP-MEJ
Leia mais »

OFERECIMENTO DIÁRIO - FEVEREIRO


OFERECIMENTO DIÁRIO - FEVEREIRO

Deus, nosso Pai,/eu te ofereço todo o dia de hoje:/ minhas orações e obras,/ meus pensamentos e minhas palavras,/ minhas alegrias e meus sofrimentos,/ em reparação de nossas ofensas,/ em união com o Coração de teu Filho, Jesus,/ que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia,/ pela salvação do mundo./ Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus,/ seja meu guia e meu amparo neste dia/ para que eu possa ser testemunha do teu amor./ Com Maria,/ Mãe de Jesus e da Igreja,/ rezo especialmente pelas intenções do Santo Padre/ para este mês:/ para que todos os povos tenham acesso a água/ e ao que for preciso para seu sustento diário./ E que o Senhor ampare os esforços dos trabalhadores da saúde/ no serviço aos enfermos e aos idosos,/ sobretudo nas regiões mais empobrecidas.
Leia mais »