Antes, de mais nada zelar é cuidar! Cuidar do que, de quem? Como?
O Movimento Eucarístico Jovem possui uma série de fases para que o jovem persevere e veja se é realmente o caminho que quer seguir. Ser um mejista implica em uma série de esforços, barreiras espirituais e físicas.
Como 13º Apóstolos de Cristo, somos convidados a perseverar e além disso levar a boa nova a todos! O nosso grupo deve funcionar como uma família. Daí o termo irmandade. Portanto haverá discussões, desentendimentos assim como haverá momento felizes e maravilhosos, em todos deve haver equilíbrio e respeito, armamento pesado da fé Cristã.
O MEJ é um movimento, uma irmandade jovem, onde é formada pelos pais (dirigentes) e pelos filhos (mejistas) tendo o “avô” (padre) como orientador desta família guiada por Deus para seguir os passos de seu Filho amado Jesus Cristo.
Portanto, depois de conhecer toda a proposta do MEJ e passar por uma série de problemas, desafios e felicidades, cabe ao membro zelar por sua irmandade, por sua paróquia e por quem ainda está iniciando na caminhada, então é desta linha de pensamento que surge o termo ZELADOR.
A experiência permite ao ZELADOR conhecer mais profundamente não só a vida espiritual do novato mejista, mas também convida para uma vida social, que vai muito além da igreja física, passa a dividir e a freqüentar a igreja doméstica, a família, o lar.
A proposta permite o zelador não impor sua função e nem declarar abertamente ao novato jovem da irmandade, vai além, muito além de imposições, O ZELADOR deve abrir os olhos para todos os integrantes do MEJ, deve possuir boa acolhida, deve defender seu grupo, expor problemas causados dentro e fora da igreja com seus membros e o principal, tentar solucionar quando cabe a ele, quando não, deve orientar para que busque uma pessoa habilitada.
Esta tarefa não é fácil, muitas vezes é confundida como o popular “dedo duro”, mas não é assim que deve ser interpretada, pois o zelador tenta a todo o tempo buscar o que é melhor para seu grupo e para seu zelado. Portanto, estudar sempre a bíblia e todo o simbolismo da igreja católica e da irmandade MEJ, deve ser uma tarefinha diária, pois devemos ter a obrigação de saber o que estamos pregando para não se converter a algo que buscamos como completo mas que na verdade falta muito para isso.
(continua...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário